EMERGÊNCIA 24H

81 3139.9696

A neurologia veterinária no tratamento de crises epiléticas dos pets

8 de junho de 2021 às 12:08

Dr. Luann Lins é um dos nossos especialistas em neurologia animal. Hoje, falaremos da importância da especialidade para o tratamento das crises epiléticas. O tema da nossa conversa hoje é “Convulsão”. ✅

Acho que vocês já ouviram essa palavra antes, certo? A convulsão, de acordo com o veterinário, é um dos vários tipos de crises epiléticas, uma das desordens neurológicas mais comuns que os animais apresentam. Trata-se de uma atividade elétrica excessiva e/ou hiper sincrônica no córtex cerebral.

“O seu pet pode ter uma crise epilética generalizada, chamada popularmente de “convulsão”, com perda de consciência, movimentos de pedalagem, urinar e defecar durante o episódio”, explica o especialista.

Contudo, podem ocorrer crises epiléticas quase imperceptíveis, como caçar mosca imaginária, abrir e fechar a boca repetidas vezes parecendo estar “mascando chiclete”, assim, demonstrando formas de crises epiléticas focais.

Segundo, Dr. Luann, os tipos de crises epiléticas podem ter tempo de duração variável (segundos até minutos), sendo episódio único ou repetidas vezes durante o mesmo dia, com intervalos de semanas ou meses.

“É importantíssimo que se o seu animal de estimação esteja apresentando esses sinais clínicos, seja levado para atendimento com caráter de urgência para controle, estabilização do quadro e minimizar sequelas”, alerta o médico.

É primordial lembrar também da necessidade de um acompanhamento com um neurologista Veterinário, de maneira que existem inúmeras doenças metabólicas e neurológicas primárias que levam o animal a apresentar uma crise epilética, sendo necessário uma avaliação minuciosa e exames complementares para chegar a um diagnóstico preciso.

Essa é a dica Pet Dream pelo cuidado que temos junto aos nossos amiguinhos.
Se você tem dúvidas sobre o assunto ou se o seu Pet apresenta algum sintoma, agende já a sua consulta com Dr. Luann Lins 📞81. 3139 9697.